segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O mito da aposentadoria infalivel

Com a renda fixa pagando cada vez mais, têm surgido inúmeros posts sobre como investir na renda fixa e se aposentar rico e feliz. Esses posts seguem quase que um modelo padrão que é um título chamativo (fique milionário em X anos, se aposente em 10 anos, etc..), seguida por uma foto de um  velho em um carro conversível, felizão, curtindo a vida adoidado depois de ter poupado durante x anos e às vezes com a sua senhora do lado.


Logo após essas fotos vem o quanto você tem que economizar por mês se quiser se aposentar em x anos. Nessa matéria recente que tomamos como exemplo ( http://www.infomoney.com.br/onde-investir/previdencia/noticia/3732941/aposente-viva-renda-idade-que-quiser-saiba-como) a conta é a seguinte:

  • Se aposentar em 10 anos = aporte de 6.525,00 mensais a um juros real de 5,5% a.a (descontada a inflação).
  • Em 20 = 2.395,00 de aportes mensais com os mesmos juros
  • Em 30 = 1.221,00 
  • Em 40 = 622,00 
Logo após, depois do susto ao bostileiro que este terá que finalmente começar a poupar vem outra mensagem de incentivo do tipo "viva de renda", "passe o resto da sua vida viajando" etc...

Por fim, tem alguma propaganda de um expert no assunto e uma indicação de investimento infalível que normalmente é alguma LCA ou investimento no Tesouro Direto.

Pois bem, não que eu ache eu ache errado esse tipo de planejamento, muito pelo contrário. Porém, esse tipo de reportagem beira a propaganda enganosa e tem vários furos. Vou mostrar os três principais:

  1. Taxa de juros estável
O primeiro problema é fácil de enxergar, estamos com uma das taxas de juros mais altas do mundo atualmente, mas essa taxa varia e não é garantido que você conseguirá manter seus aportes daqui a 1 mês, 1 ano ou 10 anos com a mesma rentabilidade. Analisemos o histórico da taxa de juros (Selic):


Se hoje a taxa se encontra em 11,75, - o que possibilita o auferimento de juros reais pertos de 6% isso com certeza não era verdade no início de 2013 quando a taxa de juros se encontrava em 7,25%, e não era imaginável conseguir esse tipo de rendimento na renda fixa. 

Ou seja, para ser mais próximo da realidade essas análises deveriam levar em conta um rendimento médio histórico e não apenas o que se pode encontrar hoje no mercado. Talvez um desavisado que leia uma notícia desse tipo não saiba que daqui a 10 anos ele terá que aportar mais ou trabalhar mais tempo caso as taxas de juros caiam (e creio que essa é a tendência a longo prazo). 

Isso pode gerar um efeito negativo pois, dessa forma, a pessoa acaba economizando sempre um valor fixo e gastando o resto, achando que sua aposentadoria está garantida. Na realidade, nesse tipo de planejamento esse valor deveria ser apenas um valor mínimo a se poupar. 

    2. Ignorar riscos

Tanto a LCA quanto os títulos públicos são investimentos bastantes seguros. A LCA tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e os títulos públicos tem a garantia do próprio Estado, mas tais garantias não tornam o investimento infalível, NÃO EXISTE INVESTIMENTO SEM RISCO. 

Nessa matéria (http://exame.abril.com.br/economia/noticias/os-10-paises-mais-caloteiros-do-mundo-incluindo-o-brasil) são apresentados os países que mais deram calote nos títulos públicos, tais títulos que hoje são considerados o investimento mais seguro existente. Brasil ganhou o 3 lugar no ranking, deu calote 9 vezes em sua história, nos anos de 1898, 1902, 1914, 1931, 1937, 1961, 1964, 1983, 1987. Obviamente que a conjuntura econômica é outra mas isso também pode mudar nos próximos 10, 20 ou 30 anos, ainda mais com o governo salafrário que está nos governando e que talvez nos governe por um bom tempo.

Ou seja, ao apresentar um investimento como infalível o leitor pode ser tentado a não diversificar a sua poupança para a aposentadoria. Na realidade, a diversificação continua sendo a melhor forma de lutar contra os riscos e isso se torna ainda mais verdade em investimentos de longo prazo, como é o caso de investimentos para aposentadoria. Na realidade, o mais seguro é que esses valores sejam divididos em diversos investimentos, incluindo LCA, LCI, Títulos públicos (pré e pós fixados), ações de empresas sólidas, imóveis, FII's, VGBL, PGBL etc...

    3. Padrão de vida irreal na aposentadoria

Normalmente essas matérias fixam uma valor de aposentadoria de 7 mil reais. Esse valor com certeza é um valor razoável mas não é suficiente para viver viajando, comprar carrão, etc... Os gastos com plano de saúde e remédios também sobem muito nesse período e podem comprometer grande parte dessa renda. Se tiver netos, filhos, mulher que depende de você financeiramente então, esquece... 

Concluindo, é importante ter metas de aporte e de aposentadoria mas essas metas têm que ser reavaliadas com o tempo e os investimentos têm que ser bastante diversificados, nada de botar todos os ovos na mesma cesta. Por fim, e mais importante, ao se estabelecer um valor a aportar leve em consideração sempre que esse é o valor mínimo e que sempre é bom poupar mais caso seus investimentos não saiam como o esperado.





Um comentário: